quinta-feira, 24 de setembro de 2009

IPESP - O que fazer ?

O IPESP e demais entidades praticaram uma das mais vergonhosas trapaças, comparável somente ao "bloqueio dos cruzados no Plano Collor".
A alternativa de se manter, na verdade, só adia o engodo.
Infelizmente, no nosso país, ainda o Sistema Previdenciário, especialmente público, tem dificuldade de cumprir contratos, compromissos, administrar corretamente finanças, atribuindo seus "prejuízos" aos contribuintes. Entretanto, de forma muito resumida, funciona assim: alguns contribuem e MUITOS retiram. Veja-se como exemplo o INSS onde alguns pagam e quando vão se aposentar por contribuição recebem uma aposentadoria miserável. Por sua vez, quem nunca contribuiu pode receber o LOAS, sem qualquer contribuição o mesmo salário mínimo. Por certo, como pagamos nossos impostos, em praticamente todos os países, o sistema previdenciário é sempre "complementado" pelo governo, ou seja, dizer que o sistema tem "rombo", que está deficitário, também é um engodo, pois como sistema contributivo e social devem contribuir o próprio segurado e os tributos (complementado então pelo governo), ou seja, sempre o governo deve participa complementando.
Como se não bastasse, os demais sistemas de previdência no nosso país, tanto as públicas quanto as privadas, têm um lastimável histórico, onde em geral se contribui durante anos e quando deveria receber sofre o golpe, vide IPESP, “Caderneta Delfin”, fundo 157 e demais. Portanto, fica muito difícil acreditar nesse novo “conto” de que agora “vai dar certo”, ainda mais agravado pela obrigação das seguintes condições:
35 anos, pelo menos, de inscrição na OAB/SP E idade mínima, que subirá gradualmente, de 65 anos (nos dois primeiros anos de vigência da lei) para 70 anos (dez anos após a publicação da lei).
Assim, somente cumprindo os 2 (dois) requisitos poderá receber alguma coisa (além de outros necessários porém menos importantes), que sendo o mais grave a idade mínima obrigatória 70 (setenta) anos. Basta assim cada um fazer a sua própria conta: idade atual e quanto ainda vai ter que contribuir até completar 70.
Acrescento que estou pesquisando diversas opções, dentre elas destaco que o INSS se apresenta mais interessante do que continuar nessa nova opção ao IPESP, pois invalidez e pensão por morte ao cônjuge sobrevivente o INSS também tem. Assim, quem ainda não contribui ou o faz de forma simbólica (1 salário mínimo), recomendo passar a recolher corretamente. Além, tenho algumas alternativas que se tiver interesse posso repassar.

4 comentários:

  1. Beto achei muito interessante este assunto, depois vc poderia me passar mais detalhes sobre ele???

    Ahhh... Parabéns pelo seu Blog, agora tenho mais um recurso para manter-me atualizado sobre diversos assuntos jurídicos.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou umas das vítimas do IPESP. Faltavam no máximo uns 3 anos para minha aposentadoria. E agora??? Pelo menos mais 11 anos na incerteza e desespero. Não aceito e nem aceitarei o "Acordo" feito. Temos um grupo que ainda luta pela Carteira (ipespadvogados@grupos.com.br e no twitter http://twitter.com/ipespadvogados)
    Participem! Nelson Pompeu

    ResponderExcluir
  3. JACARÉ PARADO VIRA BOLSA ! ! !
    Colega José Humberto, concordo com sua indignação. Mas, felizmente, nós brasileiros, estamos mudando e começamos a agir contra as injustiças estatais ao invés de ficarmos apenas reclamando.

    No que se refere a Carteira Previdenciária dos Advogados entramos com uma ADIN EM 28-08-09 relatando todos os pontos de inconstitucionalidade da LEI 13,549-09.

    Todos os detalhes estão no meu Blog. Se você me permite gostaria de conviadar você e os aseus seguidores para visitarem
    http://antoniocarlosteixeiradasilva.wordpress.com/
    Boa semana e um abraço a todos.
    Antonio Carlos Teixeira da Silva

    ResponderExcluir
  4. Devemos manter a mobilização, pois o "acordo" se revela prejudicial, para dizer o mínimo. Vamos buscar alternativas !

    ResponderExcluir